PROJETO
I-IDENTIFICAÇÃO
Nome:Mary Jeanne Gomes Viana Tavares
Escola: C.Estadual José do Patrocínio Campos dos Goytacazes_RJ
Série: 5º ano (501 e 502) Nº de alunos: 72 alunos
Professores envolvidos: Mary Jeanne (OT); Elisângela (Animadora Cultural); Jackeline(Matemática e Ciências) ; Ana Beatriz(Português e História)
II-Tema : Ferramentas da Web 2.0 aliadas aos Projetos da escola: Horta escolar e as tecnologias
Trabalhar a terra, plantar , cuidar , colher frutos do trabalho, o que isso significa para nossos alunos e professores? As ferramentas da web 2.0, especificamente o Blog, podem ajudar na participação e integração dos alunos?
III-JUSTIFICATIVA
Aproximar os alunos do meio ambiente, da terra, da realidade que os cerca terá uma forte influência na vivência e aprendizagem dos alunos. O ensino aprendizagem requer envolvimento e praticidade em torno às aplicações das tecnologias, visando a interdisciplinaridade e um trabalho colaborativo, envolvendo alunos de diversas turmas e professores que juntos possam descobrir o uso das TIC (tecnologia de informação e comunicação) utilizando principalmente a ferramenta da web que será o blog e logicamente o uso do computador e suas aplicabilidades.
IV-OBJETIVOS
· Compreender o uso da terra, como fonte de alimentação
· Valorização sobre a alimentação saudável
· Elaborar um roteiro de compromissos com os grupos de alunos
· Incentivar o uso do Laboratório de Informática Educativa
· Incentivar a pesquisa e o uso da internet como ferramenta pedagógica
· Elaboração de um Blog
V-CONTEÚDOS
· Português: textos, interpretação,pontuação
· Matemática: quantidade(metros, litros), cálculos, soma , subtração, envolvendo a quantidade de terra, sementes;
· Ciências: Educação ambiental, reciclagem, valorização dos alimentos naturais, fazer paralelo entre o que é natural,embutido e enlatado, relacionar agrotóxicos e doenças causadas pelo uso deles.
· História e geografia: Relações entre a terra e sua produtividade, valorização das terras produtivas, localização, chuvas, poluição, camadas da terra, água.
· Informática: Conhecer o computador e suas aplicabilidades, teclado, mouse, programas, copiar , colar, pesquisar na internet, formatar o texto...
VI-DISCIPLINAS ENVOLVIDAS
Todas as disciplinas poderão ser envolvidas no projeto, principalmente por ser interdisciplinar.
VII-METODOLOGIA
1ª etapa | |||
Março | Abril | Maio | Junho/Julho |
_Palestras sobre plantio, plantas medicinais, alimentação saudável e cuidados com a terra. | _Preparando a terra, sementes, plaquinhas, cercas. _Conversas diárias sobre o cuidado com a terra | _Palestra sobre o cuidado e conservação das plantas. _Cuidado com o plantio e colheita. | _Colheita dos produtos, cuidado ao colher, lavar , higienização e possíveis acondicionamento do produto. _Almoço de confraternização, usando o que foi colhido na horta. |
2ª etapa | ||
Agosto | Setembro | Outubro |
_Parceria com a Informática Educativa: Divisão dos grupos para elaborar o livro de receitas. _Agendamento e visita ao LIED para iniciar as pesquisas. | _Pesquisa na internet, sobre alimentação saudável e receitas sobre reaproveitamento de alimentos. _Elaboração do livro de receitas e sua formatação. _Elaboração do Blog e plantio das árvores no pátio da escola. | _Impressão dos livros e encadernação. _Preparando material para Feira de Ciências_ “Culminância do Projeto” |
VIII-RECURSOS A SER UTILIZADO
· Terra para o plantio e adubo
· Sementes
· Mudas
· Mangueira para regar
· Cercas de madeira
· Plaquinhas
· Computador, impressora, acesso a internet
· Papel para impressão, tinta
IX-REGISTRO DO PROCESSO
O projeto será dividido em duas etapas:
1ª etapa: Serão feitas palestras sobre o plantio, necessidade de cuidar da terra, manter o local limpo e bem cuidado; Falar sobre os alimentos saudáveis usos e vantagens, incluir nas pesquisas e palestras os cuidados com a higienização dos produtos que serão colhidos.
Nesta etapa contaremos com a participação das secretarias de meio ambiente e agricultura e alguns palestrantes do município.
2ª etapa: Essa etapa conta com a parceria da informática educativa do próprio colégio, que como sugestão dividirá a turma em duplas de trabalho. Para que os alunos possam freqüentar o LIED para as pesquisas e também serão anotados em uma planilha, que ficará no LIED, o que cada dupla esta pesquisando e em que fonte de pesquisa, cada dupla fará sua pesquisa sobre receitas de reaproveitamento de alimentos e depois farão a organização para futura elaboração do livrinho de receitas, utilizando o computador e suas ferramentas. E após a formatação do livro de receitas , será elaborado um blog com as receitas e as fontes de pesquisa.
X-AVALIAÇÃO E RESULTADOS ESPERADOS
Os alunos serão avaliados diariamente, desde o primeiro momento com o plantio, sempre observando o compromisso, responsabilidade, respeito e principalmente o companheirismo e também serão avaliados quando estiverem no segundo momento que será no LIED, onde terão uma planilha para preencher e organizar a pesquisa e cada dupla terá que interagir entre si e com as outras, pois terão que comunicar o que pesquisou e em que local, para que as receitas não fiquem repetidas e nesse momento será avaliada a participação, cooperação e inclusive o respeito, em todos os aspectos, desde a fonte de pesquisa até aos colegas da classe.
O resultado esperado será a elaboração do livro de receitas e o Blog, que serão divulgados na feira de ciências, do próprio colégio.
XI-DIVULGAÇÃO
A divulgação será feita a partir do próprio livrinho de receitas e através do Blog, que será elaborado pelos alunos com a orientação da orientadora tecnológica.Também será exposto um banner com as fotos dos alunos desde o plantio até a etapa final que será o blog.Esse momento fará parte da Feira de Ciências.